APKS

O Shukokai (uma via para todos), é um estilo de Karate que deriva do Shito-Ryu e foi fundado em 1952 pelo Mestre Chojiro Tani, aluno de Kenwa Mabuni.

Dos seus próprios alunos cedo se notabilizou o sensei Shigeru Kimura, que se radicou no ocidente (New Jersey – EUA) donde, ocupando o cargo de instrutor chefe mundial do Kimura Shukokai Internacional (K.S.I.), desenvolveu e divulgou a técnica do Shukokai de forma a aliar ao seu tradicional pendor atacante maior velocidade, mobilidade e impacto.

O Shukokai em Portugal, está representado pela Associação Portuguesa de Karaté Shukokai (APKS), sob a orientação do Shihan Marcelo Azevedo (8º Dan).

Actualmente a APKS, tem mais de 40 dojos espalhados pelo continente e regiões autónomas da Madeira e dos Açores.

A APKS preparou a edição de 2010 do KSI Karate World Championships, em Lisboa. Pela primeira vez, o Karate apareceu associado (a esta escala), a um conjunto de manifestações culturais, com parceria com entidades como a Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, Fundação Oriente, Cinemateca Portuguesa (entre outras) ao promover a edição da “Semana da Ásia | Miscigenações”, com edição de concursos de Artes Plásticas, workshops sob aspectos da cultura oriental ( gravura japonesa, pintura, bonsai, cinema, música, dança, etc. ) e de um Ciclo de Conferências sobre o tema, que lhe mereceu referência de excelência a nível internacional, registada no livro então editado de memórias do evento.